fbpx

Relatos de Viagem

Chapada Diamantina – 2014

10 de dezembro de 2014

Bastidores da expedição

Por Tom Alves

Que prazer enorme foi apresentar à esta turma pra lá de alto astral a Chapada Diamantina, sem dúvida alguma, meu lar fora de Minas Gerais. Já nos primeiros minutos após me encontrar com eles, eu já podia prever quão festivo seria nosso convívio. Parecia até que todos já eram amigos de longa data. O clima de descontração, bom humor e muitas risadas dominou desde o princípio de nossa expedição.

Assim seguimos por uma semana inteira, guiados pelo irretocável Dmitri de Igatu, nosso guia e proprietário da Chapada Trekking Montanhismo. Pouquíssimas pessoas conhecem tão bem a região como Dmitri. Sem dúvidas fomos felizardos por termos ao nosso lado pessoa tão profissional, amável e leve, como ele.

Ao longo de nossa jornada pelas terras baianas, percorremos lugares de beleza singular: grutas da Lapa Doce e Pratinha, Morro do Pai Inácio, Poço do Diabo, Cachoeira do Mosquito e as belíssimas cidades Lençóis e Igatu são alguns dos exemplos.

Certa vez, uma amiga me disse a seguinte frase: “Tom, você vai saber que está no caminho certo quando descobrir que está contagiando as pessoas. Quando você transmite para o outro parte de seu encantamento por algo, é sinal de que a sintonia se fez presente”.

Isto foi o que me veio constantemente à cabeça naqueles dias. É de fato muito gratificante perceber aquele olhar emocionado de quem admira a imensidão do cerrado desde o topo do Pai Inácio, ou de quem acabou de aprender a fazer sua primeira foto de longa exposição de uma cachoeira, ou daquela pessoa que perde a fala quando se depara com um rio de águas tão límpidas como o da Pratinha. Saio desta viagem profundamente agradecido. Afinal, não é sempre que se vê um grupo tão vislumbrado e apaixonado pelo meio natural.
Além disso, ficaram muitas ótimas recordações, novos amigos e muitas saudades. Obrigado, pessoal !

Leia também

Chapada dos Veadeiros – 2015 Por Tom Alves Sempre quando penso nesta Chapada, logo me vem à mente um céu inacreditavelmente  estrela...
Mundo Maia – Guatemala 2017 Por Tom Alves De todas as nossas viagens pela incrível América Central, dois países marcaram-me profundamen...
Chapada Diamantina – 2017 Morro do Camelo e Serra dos Brejões ao Por do Sol Por: Tom Alves Pelo terceiro ano consecutivo, nossa a...

Curta Nossa Página no FB!