Relatos de Viagem

Ensaio Fotográfico – Serra do Cipó Vista de Cima

05 de julho de 2018

Por Tom Alves

A tecnologia está mesmo revolucionando a fotografia. Sensores cada vez mais avançados, câmeras e objetivas mais nítidas, mais leves e menores. Por outro lado, ampliações cada vez maiores sendo possíveis, softwares de edição superpoderosos, enfim… Fico curioso e às vezes me pego perguntando o que um fotógrafo como Ansel Adams ou Cartier Bresson diria, se pudéssemos nos comunicar com eles, sobre todos estes recursos que temos hoje, na palma de nossas mãos.

Eu continuo usando equipamentos relativamente antigos, não abro mão dos meus filtros físicos, da minha DSLR (ainda), dos ensinamentos dos antigos mestres. Mas, devo admitir: de todas estas coisas novas que aconteceram no mundo da fotografia, nos últimos anos, existe uma que conquistou meu coração. Foi o tal do Drone. Acho que ele veio para abrir novas fronteiras na fotografia. Um Drone é muito mais que uma câmera de vídeo voadora, ou um brinquedo de adultos. Para mim, ele representou a realização de um sonho. O de nós, fotógrafos de natureza, vermos com olhos de pássaros, nos permitindo ir onde nem mesmo um helicóptero muitas vezes poderia.

Este ensaio aéreo é um pouco do que meus olhos têm visto, sobrevoando a região onde vivo, a Serra do Cipó, em Minas Gerais.

 

 

Fotógrafo antes mesmo de saber disso. Minha fotografia nasceu do observar e conviver com a natureza, com o sertão e seus sertanejos.

Curta Nossa Página no FB!