.

Blog

Porque Você Precisa Conhecer a Guatemala?

03 de junho de 2021

Lago Atitlán

A Guatemala não é um dos destinos mais famosos do mundo, e isso acontece por apenas um motivo: a desinformação.

Qualquer pessoa que conhece as belezas, cultura e a natureza desse país exuberante fica apaixonado e certamente quer repetir a experiência. O problema é que muita gente sequer sabe onde fica o país!

Localizada na América Central, entre o México, Belize e Honduras, o país é internacionalmente reconhecido por ser o coração do Mundo Maia.

Quer saber mais? Continue lendo o texto para entender tudo sobre esse país maravilhoso que vem atraindo cada vez mais turistas ao redor de todo o mundo.

  • A cultura da Guatemala

A Guatemala é um país com raízes culturais muito fortes, por isso, esse pode ser o destino perfeito para quem quer uma viagem não apenas bonita, mas também rica em cultura e história.

Pela enorme influência dos povos Maias, o país é um excelente lugar para aprender mais sobre eles e compreender as origens da história de civilizações pré-colombianas.

Sua cultura também sofreu grande influência da Espanha, por conta do processo de colonização, a partir do século XVI. Com tantas influências latinas, vamos abordar alguns aspectos interessantes da cultura guatemalteca?

Em primeiro lugar, é interessante saber que o milho é o ingrediente mais famoso no país, ele seria o equivalente ao arroz e feijão brasileiro. Por isso, ao viajar para a Guatemala você estará rodeado de receitas feitas com milho a todos os momentos. A começar pelo café da manhã, onde a onipresente tortilha estará à mesa.

Em segundo lugar, a Guatemala é um país com diversos idiomas. Por conta da grande quantidade de indígenas e da origem Maia, pode-se dizer que existem dezenas de línguas no país, mas o idioma oficial é o castelhano. Em locais como o Lago Atitlán, praticamente cada vilarejo tem seu próprio idioma. Todos falam também o Espanhol, mas entre pessoas da mesma vila, a comunicação é sempre na língua local. É realmente muito impressionante!

Também é legal saber que os guatemaltecos são extremamente receptivos! Embora falar espanhol facilite as coisas por lá, o nosso “portunhol” certamente irá funcionar na maioria das vezes, pois o povo da Guatemala sempre está disposto a se comunicar e são muito atenciosos. De uma forma ou de outra, nós, brasileiros, daremos aquele jeitinho para fazer fluir a comunicação!

O artesanato colorido e extremamente delicado do país é realmente notável. À primeira vista pode parecer com aqueles vistos nos países andinos, mas se você prestar um pouquinho mais atenção, irá perceber a riqueza de suas peças. Além disso, os preços são bem convidativos, sobretudo nos inúmeros mercados livres de rua. Os destaques ficam com as roupas, tecidos em geral e bordados únicos.

Outro aspecto muito forte é a rica culinária maia. A gente sequer imagina os pratos deliciosos que nos aguardam por lá. Ah…e você sabia que o café dos planaltos da Guatemala está entre os melhores do mundo? Pois é … quem ainda não foi, não imagina o que está perdendo!

Logo, tendo uma cultura tão rica e antiga, a Guatemala com certeza é um destino extremamente interessante para se ter em mente!

  • A natureza da Guatemala

Não é apenas a cultura da Guatemala que pode ser considerada um grande atrativo para os viajantes, mas também a natureza extremamente rica e única desse país.

Caso você esteja pensando sobre o que tem de mais interessante na natureza guatemalteca, podemos dizer que são muitas coisas diferentes! Isso porque na Guatemala você poderá encontrar desde vulcões até lagos e praias caribenhas.

Porém, o fator de maior interesse no país se encontra na arqueologia.

Por se tratar de um país com cultura proveniente da civilização Maia e muitas outras etnias indígenas, a Guatemala possui diversos sítios arqueológicos nos quais você poderá encontrar informações sobre as origens culturais do país.

Além disso, uma excelente opção é visitar as diversas ruínas espalhadas por toda a Guatemala que contam mais sobre a história do lugar e também te levam para o meio da natureza. Não tem nada melhor, não é mesmo?

Na verdade, tem sim! Em meio à natureza guatemalteca você poderá encontrar diversos animais selvagens que fazem parte da fauna riquíssima do país, como por exemplo: a mítica onça pintada, diversos pássaros e espécies de macacos. Por se tratar também de um clima tropical, você poderá encontrar alguns desses animais no Brasil.

Assim, a natureza da Guatemala também respira história. Em meio às ruínas e aos sítios arqueológicos é possível aproveitar toda a natureza que o país tem a oferecer e ainda se divertir aprendendo mais sobre história.

Portanto, esse é um excelente destino para aqueles que querem conhecer mais sobre esse país tão interessante sem deixar de ver paisagens exuberantes.

  • Pontos turísticos da Guatemala

Fazendo fronteira com o México, Belize, El Salvador e Honduras, a Guatemala é um destino extremamente interessante para se visitar.

Porém, por se tratar de um país em desenvolvimento, são muitas as pessoas que não conhecem o turismo guatemalteco e não sabem que existem inúmeros pontos turísticos no país, que agradam a todos os tipos de viajantes. Sendo assim, vamos te mostrar alguns deles agora!

A Guatemala realmente não é o país mais turístico do mundo, até mesmo por conta de sua situação social, mas isso só quer dizer que você poderá presenciar coisas ainda mais originais e históricas da cultura maia. Não tem nada melhor do que isso para quem gosta de viajar, documentar e aprender sobre novas culturas.

Confira alguns pontos turísticos que podem te interessar:

  1. Parque Nacional Tikal

O Parque Nacional Tikal é um ponto turístico essencial para quem quer ver a cultura maia com os próprios olhos e também pretende aproveitar mais a natureza da Guatemala. Tikal foi a maior cidade maia do mundo e chegou a ter mais de 200 mil moradores, em seu apogeu.

O Parque Nacional é um enorme sítio arqueológico com diversas ruínas das civilizações antigas, embrenhado em densa e exuberante floresta tropical. Possui uma rica fauna, repleta de pássaros, macacos e outros mamíferos. Em 1979 foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Presenciar o nascer do sol do alto do Templo 4 ou o entardecer na Gran Plaza são espetáculos cênicos, imperdíveis para amantes da fotografia e da natureza.

O Parque está localizado no departamento de Petén, ao norte do país, cerca de 500 quilômetros da capital Cidade da Guatemala, por isso é importante fazer um bom planejamento para conseguir aproveitar melhor a visita. O modal aéreo é a melhor opção e há voos regulares saindo da capital.

Portanto, essa é uma experiência imperdível para todos que querem aprender mais sobre a cultura maia e gostam de sítios arqueológicos.

  1. Cidade de Antigua

Assim como Tikal, tambémdeclarada Patrimônio Mundial pela Unesco, a Cidade Antigua é um ponto de parada imperdível para quem quer realmente aproveitar a Guatemala e conhecer o país. Charmosa, cosmopolita, repleta de história, belezas naturais e ruínas, não há lugar melhor para compreender a energia do país.

Com certeza esse também é um grande passeio histórico, já que nele é possível encontrar diversas construções de cinco séculos atrás. Além disso, dentro da própria cidade você pode encontrar outros diversos pontos turísticos, como por exemplo:

  • Ermida de Santa Cruz;
  • Ruínas de San Jerónimo;
  • Palácio dos Capitães;
  • Convento de Santa Clara.

A dica é caminhar sem pressa por suas ruas planas, observando o belo casario colonial espanhol e ruínas de tantas edificações suntuosas que sucumbiram à ira dos vulcões Acatenango, Agua e Fuego, que rodeiam a cidade.

  1. Lago Atitlán

O Lago de Atitlán é considerado um dos mais belos lagos do mundo e é o mais profundo de toda a América Central. Por esse motivo, ainda se estuda muito sobre ele para descobrir o que existe em suas profundezas.

O Atitlán localiza-se nas terras altas da Guatemala. É rodeado por 3 vulcões diferentes, o que dá uma aparência ainda mais cênica ao local e faz com que você se sinta realmente inserido na atmosfera guatemalteca.

Diversas vilas o rodeiam, cada qual com características bem definidas. Visite San Pedro se pretende jovialidade e badalações; Santiago se busca cultura e religiosidade maia; San Marcos para meditação ou Yoga; ou Santa Cruz para relaxar e curtir natureza.

Agora que você já conhece um pouco sobre a Guatemala, comece a planejar a viagem dos seus sonhos e pesquise mais sobre a cultura do país, é impossível não se apaixonar pela natureza e história de um lugar tão milenar!

Mas se você, assim como nós da Travessia Expedições, ama fotografia e quer viajar com segurança, conforto e na companhia de quem entende do assunto, saiba que nossa Expedição fotográfica para o Coração do Mundo Maia tem data definida! Carnaval de 2022.Vamos também? Acesse AQUI a página com as informações detalhadas de nosso roteiro por lá!.

Você também pode se interessar por:

Expedição Mundo Maia – Guatemala

Relato Expedição Mundo Maia – Guatemala 2017

Tutorial Completo de Composição Fotográfica – Parte 1

Dicas de Viagem – O que é essencial na mala do Fotógrafo Viajante?

Open chat
Fale conosco online!