Blog

ZOOMING: A TÉCNICA DE PUXADA DE ZOOM

06 de abril de 2020

zooming fotografia
f/5.6; 1/60seg; ISO 100

Você conhece a técnica de zooming, ou puxada de zoom? Veja a fotografia acima: um efeito bem curioso, não é mesmo? Ao contrário do que muita gente possa pensar, o resultado não foi obtido através de filtros ou qualquer processamento digital de imagem. Este artigo explica o que é e como se obter imagens semelhantes:

DEFINIÇÃO DE ZOOMING

Zooming é um efeito ótico que fornece forte sensação de movimento numa fotografia. Geralmente se observa a parte central da imagem nítida, mas a medida que se afasta radialmente deste núcleo, maior se percebe um efeito de deformação da imagem, como se as bordas estivessem se esticando ou se comprimindo.

Gosto de utilizar este efeito em fotos de ação ou movimento, para aumentar ainda mais a sensação do dinamismo da imagem. Veja mais exemplos, abaixo:

E COMO REALIZAR?

Basicamente, o que ocorre nestas fotos é que durante o tempo em que o obturador da câmera permanece aberto, o anel de zoom da objetiva é girado. Por exemplo: você configura na máquina, um tempo de exposição entre 1/30 e 1/80 segundo, utilizando uma lente zoom 24-70mm, na posição de 70mm de distância focal. Ao mesmo tempo em que pressiona o botão disparador, você faz um rápido movimento no anel de zoom, em direção à posição de 24mm. A imagem formada, inevitavelmente, sofrerá o efeito desta mudança de zoom e o resultado final será algo parecido com os exemplos aqui mostrados.

Existem dois tipos de zooming: in e out. Zooming out é o caso explicado acima, pois a direção do zoom é tendendo tirar zoom da imagem. Se você fizer o inverso, ou seja, sair de um valor de menor zoom para um valor de mais zoom, obtém-se o zooming in. Os resultados são bem parecidos.

A PRÁTICA É O SEGREDO

Pois bem, agora é testar e praticar um pouco. Com o exercício, você perceberá quais os melhores valores de obturador e velocidade da “puxada” do zoom, para cada tipo de cena. Você perceberá, por exemplo, que quanto mais rápido você fizer a puxada, mais forte será o efeito. Em contra partida, mais chances terá de tremer a câmera.

Lembre-se que um tripé pode ajudar bastante para evitar estes movimentos da câmera. Recentemente, comprei o MT055CXPRO4 da Manfrotto, um fabricante bastante confiável no mercado. Este modelo é feito em fibra de carbono e possui uma grande robustez. Estou bastante satisfeito, embora ele tenha o dobro do peso de meu antigo tripé de viagem. Infelizmente, tripés leves nunca são tão estáveis e sofrem muito com vento.

Voltando no assunto zooming com uso de tripé, o problema é que geralmente estas fotos são tão dinâmicas que você nunca está com ele a disposição na hora!

Quanto maior o tempo de obturador, maior o efeito de zooming, porém, novamente, mais chances de sua imagem sair tremida. Mas esse “timing” você só terá com a prática.

Outra dica sempre válida é tentar fotografar na melhor luz. No artigo Fotografia Além da Golden Hour, você confere várias situações para tirar o máximo proveito da luz natural.

Quem tiver fotos assim, ou mesmo fizer seus testes, poste aqui nos comentários seus exemplos, será um prazer ver o trabalho de vocês!
No próximo post, mais dicas de fotografia. Falaremos de Panning, uma técnica semelhante e também muito interessante para dar dinamismo e ação às suas fotos. Aguardem !!!

Fico por aqui, amigos, um abraço e ótimas fotos a todos!

Você também pode se interessar por:

Panning: Como Fazer Este Efeito

Fotografia além da Golden Hour

Fotografia de Paisagens e o “Santo Filtro Polarizador Circular”

Os 7 Pecados Capitais na Fotografia de Paisagens